Distrito Federal

Escavação do túnel do Drenar DF chega a 900 m

Moradores da Asa Norte, acompanhados pela Terracap, visitaram as obras do projeto de escoamento nesta sexta-feira (31)

Projeto de escoamento mais ambicioso do Distrito Federal, o Drenar DF promete solucionar definitivamente os alagamentos e enchentes no Plano Piloto. Iniciadas em 10 de janeiro, as obras seguem em ritmo ágil. Já foram escavados quase 900 m de túnel horizontal, por onde o volume pluvial passará até chegar à bacia de retenção, que será construída próximo ao Lago Paranoá.

Diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho (E), explica que “a rede existente está sendo duplicada, logo, teremos o dobro da capacidade de vazão da água pluvial, sem as famosas cachoeiras do eixinho e sem os alagamentos” | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Com investimento de R$ 174 milhões, a primeira etapa do projeto foi dividida em cinco lotes e prevê a criação de 7,68 km de tubulação a partir das redondezas da Arena BRB Mané Garrincha. A rede seguirá em paralelo às quadras 902, 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e a L2 Norte.

“O projeto identificou os pontos que precisavam ser reforçados. A rede existente está sendo duplicada, logo, teremos o dobro da capacidade de vazão da água pluvial, sem as famosas cachoeiras do eixinho e sem os alagamentos”, destaca o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho.

A abertura das galerias usa a tecnologia tunnel liner para concentrar os serviços no subterrâneo. Ao alcance dos olhos da comunidade, estão apenas os poços de visita (PVs), que podem chegar a uma profundidade de 22 m. A escavação dos túneis é feita a partir deles, com a ajuda de chapas de aço montadas para sustentar o túnel aberto. Já foram escavados cerca de 190 m de túnel vertical, referentes aos PVs, em 25 pontos diferentes.

A engenheira civil Jaqueline Resque, contratada para supervisionar os lotes do Drenar DF, salienta que o método tunnel liner garante mais agilidade com incômodo mínimo para a população. “É uma obra muito mais sustentável comparada a uma obra comum de drenagem pluvial”, explica.

Engenheira civil contratada para supervisionar os lotes do Drenar DF, Jaqueline Resque ressalta que o método tunnel liner garante mais agilidade com incômodo mínimo para a população: “É uma obra muito mais sustentável comparada a uma obra comum de drenagem pluvial”

“Os poços de visita foram concentrados, principalmente, nos canteiros para não interferir no trânsito e os túneis são executados sob as vias. Assim, o trânsito continua normalmente e ninguém nem vê a obra sendo executada”, completa Resque.

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Esta sexta-feira (31) foi dia de visita às obras. Moradores da região puderam conferir de perto a construção do sistema a convite da Terracap. O grupo esteve no PV localizado próximo à Avenida W3 Norte.

O prefeito da Quadra 302 Norte, David Mata (E), o aposentado João Lopes (C), e o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho

O prefeito da Quadra 302 Norte, David Mata, 64 anos, revela que o problema com o escoamento pluvial era uma reclamação constante entre a comunidade. “Há mais de 20 anos sofremos com os problemas das enchentes e alagamentos. São muitos os prejuízos financeiros”, desabafou.

Diante do trabalho dos operários e maquinários, ele celebra que, em breve, o período chuvoso não será sinônimo de preocupação. “Finalmente estava vendo algo físico e que vai dar certo”, disse. É o que pensa também o aposentado João Lopes, 79, que é morador da Asa Norte desde 1978. “Quem está conduzindo o projeto está de parabéns”, elogiou.

 

Agência Brasília

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