Distrito Federal

Congresso encerra as ações do calendário Março Mais Mulher

Após cursos gratuitos oferecidos pela SMDF, cerca de 200 empreendedoras estão prontas para buscar uma recolocação profissional

Em iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF), o 1º Congresso Realize Mulher – Desperte a Protagonista que Existe em Você, realizado na manhã desta quinta (30) no auditório do Senai de Taguatinga Norte, reuniu 192 inscritas na ação, voltada para desenvolver habilidades e aprimorar a vida profissional. Durante o evento, foram entregues certificados dos cursos de capacitação.

Evento reuniu inscritas no programa da Secretaria da Mulher | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

“Precisamos de mais eventos como esse que valoriza o empreendedorismo, a capacitação e a autonomia femininas”Giselle Ferreira, secretária da Mulher

A moradora do Gama Jeanecler de Barros, 50 anos, fez o curso de maquiagem social e se diz pronta para encarar o mercado de trabalho. “Além das aulas teóricas e práticas, estamos sendo acompanhadas pelas equipes para focar agora o empreendedorismo, para sabermos como iniciar o negócio”, contou.

Sua colega de turma Karina Gualberto, 26, também se manifestou animada: “Recebemos material, e agora é colocar a mão na massa”. Já Gilvan Alves, 78, moradora de Planaltina e deficiente visual, destacou:  “Ações como essa são fundamentais para a inclusão social, mostram que pessoas como nós têm voz e vez”.

 

Qualificação

O evento faz parte do programa Realize, direcionado ao público feminino do DF, em especial às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social.  “O programa reforça a importância de executar ações que ofereçam apoio à formação, qualificação e promoção da autonomia financeira das mulheres, ampliando as oportunidades para esse público”, enfatizou a subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata d’Aguiar.

A abertura da programação contou com desfile de mulheres com deficiência visual com roupas do projeto social Raízes do Sol, voltado à capacitação de mulheres em cursos de moda e estética.  “Já qualificamos profissionalmente mais de 10 mil empreendedoras”, disse Maria Aline Schmidt, uma das responsáveis pela instituição.

Presente ao congresso, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, declarou: “Estamos mudando a pauta da mulher no DF. Precisamos de mais eventos como esse que valoriza o empreendedorismo, a capacitação e a autonomia  femininas. Esperamos abrir novas turmas em breve”.

De acordo com o planejamento dos cursos, a equipe do programa acompanha as alunas por, pelo menos, seis meses após o fim das aulas, oferecendo atendimento psicossocial individual para garantir o cuidado dessas mulheres, que também estarão capacitadas para projetos de empreendedorismo e para a gerir o próprio negócio, ampliando a sua visão de mercado.

 

Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo