Goiás

Sistema de esgotamento sanitário de Uruana entra em operação

O sistema de esgotamento sanitário de Uruana está em operação desde o último mês de julho. Atualmente, cerca de 780 ligações já são atendidas pela primeira etapa das obras, que compreende estação elevatória de esgoto e estação de tratamento de esgoto com duas lagoas, sendo uma facultativa e outra de maturação. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 20 milhões e têm capacidade para beneficiar 50% do município em curto prazo.

Na implantação dos sistemas de esgotamento sanitário, a funcionalidade das redes coletoras é feita de forma gradativa e a Saneago informa os moradores das regiões atendidas pelo benefício, conforme são liberadas as interligações dos imóveis ao sistema. A partir da notificação da Companhia, os proprietários têm um prazo de até 90 dias para fazer as adequações necessárias para a interligação dos imóveis à rede pública.

Nas residências e nos comércios de Uruana, onde o sistema de esgotamento sanitário já está em operação, a Saneago passou a cobrar pelo serviço. Antes de incluir a tarifa na fatura, a Companhia comunica os moradores sobre a disponibilidade do serviço.

A cobrança referente ao sistema de esgotamento sanitário corresponde a 100% do valor da tarifa de consumo de água no imóvel. Dentro desse valor, 80% são relativos à coleta/afastamento de esgoto e 20% ao tratamento de esgoto, conforme a Resolução da Agência Goiana de Regulação (AGR). A estrutura tarifária está disponível no site da Saneago.

BENEFÍCIOS

Em Uruana, o atendimento com água tratada já é universalizado, beneficiando 100% da população urbana. A meta da Companhia é universalizar também o atendimento com esgotamento sanitário. Para que o sistema alcance todo o município, será necessário dar funcionalidade a outras duas lagoas da estação de tratamento de esgoto. A ação faz parte do planejamento de médio prazo da Saneago para o município e integra a segunda etapa das obras.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário é sinônimo de qualidade de vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada dólar investido no setor de saneamento representa até cinco dólares economizados em custos de saúde no mundo, já que o consumo de água tratada e o tratamento do esgoto sanitário evitam a proliferação de doenças de veiculação hídrica. Na prática, a infraestrutura de saneamento significa saúde e dignidade para a população.

E vale lembrar que esses investimentos reverberam também na questão ambiental, especialmente em relação à preservação dos recursos hídricos. Isso porque, com a implantação do sistema de esgotamento sanitário, o esgoto passa a ser devolvido tratado, ou seja, em boas condições e de acordo com os parâmetros exigido pelos órgãos ambientais. Isso evita a contaminação do meio ambiente, preserva o Rio Uru e, consequentemente, contribui para a valorização da famosa “Capital da Melancia”.

SAIBA MAIS

Na Festa da Melancia, Caiado destaca força produtiva de Uruana

cora coralina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo