Festa do Produtor de Tabatinga começa neste sábado (3)
Consagrada no calendário oficial de eventos do DF, o encontro está em sua 31ª edição e vai oferecer oficinas, dia de campo, palestras técnicas, lazer e esporte aos produtores rurais
Para levar conhecimentos tecnológicos aplicáveis na agricultura e reunir os produtores rurais do DF, a XXXI Semana do Produtor Rural começa neste sábado (3) e segue até o dia 11 com uma diversificada programação, com palestras técnicas, oficinas, exposição de produtos agrícolas, jogos, missa, baile e churrasco. O evento vai acontecer no Centro Comunitário Romeu Kolling, no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina.
A Semana do Produtor de Tabatinga é organizada pela Associação dos Produtores Rurais do Núcleo Rural de Tabatinga (Agrotab), com apoio da Emater-DF, Administração Regional de Planaltina, Secretaria de Agricultura e Polícia Militar do DF. Extensionistas da Emater-DF vão ministrar oficinas sobre produção de Bioinsumos On Farm, de porta-joias em patchwork, produção de terrários, além de coordenar o Dia de Campo: criação de peixes em tanque lonado e uma atividade para idosos. Está previsto ainda o recolhimento de embalagens diversas de defensivos agrícolas, sendo a entrega gratuita para vasilhames com até 200 litros.
A Lei nº 4.810/2012 incluiu a Festa do Produtor de Tabatinga no calendário oficial de eventos do Distrito Federal. O gerente regional do escritório da Emater-DF em Tabatinga, Lucas Pacheco, lembra que a festa começou por iniciativa da empresa visando reunir os produtores rurais para comemorar a colheita do arroz. “Ao longo dos anos, o cultivo do arroz foi sendo substituído pelo cultivo de soja e milho. Atualmente, o evento tornou-se uma oportunidade para troca de conhecimento e aperfeiçoamento do uso das diversas tecnologias que envolvem a agropecuária, transcendendo o lado festivo”, observou.
A abertura do evento será marcada com exposição agrícola, de plantas ornamentais e de produtos alimentícios, missa e almoço. O tradicional baile do produtor terá a participação de Flávio Delcin e Banda e será no sábado (11). O último dia da festa contará com um torneio de bocha, missa, churrasco, tarde dançante e encerramento oficial.
*Com informações da Emater-DF