Num mês marcado por invasões, ministro de Lula diz que não vai compactuar com invasões
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, disse que as invasões de terras produtivas não são aceitas pelo governo Lula. A fala ocorreu durante a abertura da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), no domingo 5. Nas últimas semanas, várias propriedades agrícolas foram invadidas no Brasil.
“Em hipótese alguma vamos compactuar com invasões de terras produtivas”, afirmou o ministro de Lula, durante o evento do agronegócio gaúcho. Aos produtores, Fávaro disse que tinha apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer a declaração, de acordo com o Canal Rural.
Recentemente, o MST executou três invasões em municípios no sul da Bahia. As áreas baianas ficam nos municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas e Mucuri. A Justiça já determinou que os invasores deixem as propriedades.
Inicialmente, os invasores tentaram relacionar o ato com a defesa do meio ambiente. A Suzano, contudo, tem reconhecimento internacional por preservação ambiental. Em 2022, por exemplo, a companhia recebeu uma premiação em Pequim, na China, por ser empresa modelo ESG — sigla de Environmental, social and Governance. Ou seja: as letras significam a aplicação de uma série de medidas respeitando requisitos ambientais, sociais e de governança.
Além disso, a Frente Nacional de Luta (FNL) invadiu dez fazendas em São Paulo, de acordo com o Canal Rural. José Rainha de Oliveira, ex-MST, lidera o grupo responsável pelos atos.
Via: Revista Oeste