Cruzeiro chega aos 63 anos com boa estrutura de lazer e mobilidade
O Cruzeiro completa 63 anos, nesta quarta-feira (30), repleto de motivos para comemoração de seus aproximadamente 31 mil moradores, contingente apurado na última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad).
Nos últimos três anos e meio, a cidade vem recebendo diversos investimentos em infraestrutura e lazer. No momento, seu principal centro comercial – o Cruzeiro Center – encontra-se em plena reforma. Para celebrar, desde o início desta semana, diversos artistas e grupos se apresentam no local pelo projeto Cultura nas Cidades, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
Com investimentos de R$ 2,28 milhões, o tradicional Cruzeiro Center vai ganhando cara nova, após 25 anos sem qualquer melhoria. Local de comércio variado – lojas automotivas, de utilidades, produtos de beleza, restaurantes -, o ponto de compras já tem novos estacionamentos com piso intertravado. E, aos poucos, vai sendo executada a instalação de meios-fios, calçadas com acessibilidade, mobiliário urbano e novo piso. O espaço entre os blocos receberá cobertura de vidro. As obras já alcançam 50% de execução.
Dono de uma floricultura que funciona no local há mais de duas décadas, Estalínio Bacelar acompanha as obras com entusiasmo. “Podemos dizer que a estrutura aqui envelheceu, né?”, comenta. “E toda melhoria é bem-vinda. “Rampas de acessibilidade e novas calçadas são importantes, pois temos moradores com dificuldade de locomoção. E já tivemos problemas de alagamento nas lojas, o que deve melhorar com as reformas. Esperamos uma boa melhorada no movimento também.”